Delegação de Faial (Centro Humanitário)

Quem somos Delegação Local Missão
Missão

MISSÃO

 

A Delegação do Faial da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolve a sua missão com base nos 7 princípios fundamentais da Cruz Vermelha: Humanidade, imparcialidade, independência, neutralidade, voluntariado, unidade e universalidade, tendo como fim ultimo a prestação de assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Para nós é importante que os projectos concretizados visem o apoio aos mais vulneráveis mas também que tenham como objectivo a sensibilização e a construção de uma forma de uma formação base para

 

A nossa Delegação, como as restantes 173 Delegações nacionais, conta com o trabalho dos seus voluntários para a concretização das suas acções. Actualmente a Delegação desenvolve projectos em áreas como o apoio social como, por exemplo, os projectos “Armário Solidário” e “Dispensa Solidária” que têm como objectivo o apoio em géneros alimentares, vestuário e outros; o projecto “A escola é gira com o material em dia”, que visa o apoio em material escolar às crianças carenciadas, entre outros. A prevenção em socorrismo é outra das nossas áreas de actuação. Aqui, os voluntários especializados em emergência dão apoio nos eventos onde a presença da CV é solicitada.

O apoio aos Idosos recebe especial atenção por parte da Delegação. O projecto Causa Maior que a Delegação concretiza todos os anos tem como principal objectivo a melhoria da qualidade de vida dos nossos seniores.

 

Na área da prevenção para a saúde os nossos voluntários com formação em saúde dão apoio à Delegação na concretização de rastreios periódicos.

Para além disso a Delegação tem apostado na implementação local de projectos nacionais direccionados para a sensibilização da camada mais jovem da população, como por exemplo o Jogo da alimentação saudável “A brincar e a jogar descobre como te alimentar” que visa a sensibilização para boas práticas e hábitos alimentares entre as crianças dos 8 aos 12 anos.

Cada acção concretizada, torna-se para cada um dos voluntários uma conquista pessoal, uma vez que cada um deles é uma peça fundamental para o sucesso de cada actividade.

Ser voluntário não é uma questão de idade, género ou religião mas sim uma questão vontade, de predisposição.

Actualmente a nossa Delegação encontra-se a funcionar de Segunda a Sexta Feira, das 9.00 às 12.30 e das 14.00 ás 17.30 nas Instalações da Junta de Freguesia da Matriz.